O gás de cozinha é uma opção econômica e eficiente, usada na maioria das residências. Embora seja um produto inflamável, o botijão de gás é seguro e só pode ocasionar explosão se houver negligência quanto às condições do próprio botijão, de seus equipamentos ou das dicas básicas de cuidados para instalação. Mesmo assim, ainda há o recurso do cheiro adicionado ao gás GLP, para que seja possível identificar eventuais vazamentos.
Confira aqui as principais normas na hora de instalar o gás residencial, para reforçar a segurança do consumidor:
O que é a norma NBR 15526?
A norma NBR 15526 é vigente no Brasil desde 2012 e estabelece diretrizes fundamentais para executar instalações de gases combustíveis, tanto em ambientes residenciais, quanto comerciais. Seus requisitos se aplicam a produtos que não ultrapassam a pressão de operação de 150 kPa e que possam ser abastecidos por canalização de rua e por centrais de distribuição de gás.
Dentre os itens estão especificações relativas aos materiais, equipamentos e dispositivos usados na rede de distribuição interna; como cada tipo de tubulação deve ser instalada; que tipos de proteções devem ser usadas; como realizar ensaios de estanqueidade (testes para verificar possíveis vazamentos de gás); e muito mais.
Quais são as normas para instalação de gás residencial?
Dentre as normas gerais para a instalação de gás residencial, é possível citar algumas delas. Veja!
- Os recipientes de armazenamento de gás devem ser feitos de aço e devem suportar altas pressões.
- Os botijões de gás devem ser fabricados seguindo as instruções das normas técnicas, passar pelo teste de controle de qualidade e ser manuseados de forma correta, sempre na posição vertical.
- Dentro da residência, o botijão P13 deve ser instalado em ambientes ventilados e arejados, para evitar a exposição ao sol e à chuva e, consequentemente, a ocorrência de acidentes.
Como instalar botijão de gás?
Para instalar o botijão:
1- Posicione na vertical e não se esqueça de verificar a validade da mangueira e do regulador, além de confirmar a existência do selo do INMETRO na mangueira.
2- Desligue todos os botões queimadores do fogão e
3- Ligue o botijão na mangueira.
4- Passe uma esponja com espuma em todas as conexões (mangueira e regulador), e, caso borbulhe, repita o procedimento, até que não haja sinais de vazamento.
