Para evitar problemas de acabar o gás quando estiver preparando as refeições, leve em conta que não há indicações claras da quantidade de gás restante dentro do botijão, o ideal é ficar atento a alguns sinais para saber quando o estoque está chegando ao fim e qual o momento de fazer a troca.
Como saber se o gás está acabando?
Verifique o peso do botijão
Quando o gás está acabando, ele muda do estado líquido para o gasoso por conta da compressão. Isso, além do próprio consumo do produto, faz com que o botijão fique mais leve do que era no início.
Repare na cor da chama do fogão
Ao final do botijão, as pontas da chama que antes eram de um azul intenso ficam alaranjadas ou amareladas e oscilantes, até que o fogo falhe completamente. Esse é um sinal de que a combustão não está sendo eficaz, pois há muito mais oxigênio do que quantidade de GLP(Gás de Cozinha) disponível para a queima.
Anote a data da última troca
Claro que o consumo da sua residência, estabelecimento e indústria varia de acordo com o mês, mas o uso de um calendário pode ser interessante para ajudar a prever quando o gás está chegando ao fim. A dica é anotar o dia em que o botijão foi instalado e depois quando ele acabar. Assim, no longo prazo, é possível entender a duração média do vasilhame.
O gás acabou. E agora?
Assim que o queimador apagar, significa que o botijão está vazio e é hora de trocá-lo. O primeiro cuidado é não tentar forçar a saída do gás, pois virar ou deitar o vasilhame pode fazer o gás escoar na fase líquida.
Embora seja um tipo de gás seguro, o possível perigo do GLP ou gás de cozinha é o vazamento. Ele é inodoro, então o “cheio de gás” que sentimos se deve ao composto à base de enxofre adicionado por segurança em sua composição, para que seja possível identificar quando está vazando.
Como trocar o gás
1- Mantenha o ambiente ventilado e afaste fontes de calor;
2- Verifique se os queimadores do fogão estão desligados e transporte ambos os botijões na vertical;
3- Leia as instruções de instalação e manuseio anexadas ao vasilhame e remova o lacre de segurança com as mãos;
4- Desrosqueie o regulador de pressão do botijão antigo e rosqueie na válvula o do novo;
5- Avalie se a mangueira, regulador de pressão, braçadeiras e outros componentes estão em bom estado e dentro do prazo de validade
6- Faça o teste de vazamento de gás, passando uma esponja com água e sabão no local de encontro entre a válvula e o regulador de pressão. Se formarem bolhas de sabão, há vazamento e a operação precisa ser refeita.
